Entrevista Diretor da Legasys

A Legasys é uma empresa de soluções inteligentes na área de engenharia. O objetivo é contribuir para a otimização dos mais variados processos industriais, encontrando pontos de melhoria que potencializam resultados, reduzindo o consumo energético e o uso de insumos, proporcionando consequentemente, benefícios financeiros e ao meio ambiente.

Uma de suas maiores preocupações é oferecer serviços que acompanham a evolução da ciência e das tecnologias, por isso, a equipe da Legasys encontra-se em constante processo de aperfeiçoamento profissional e acadêmico.

Em uma entrevista com Paulo Miotto, diretor da Legasys Engenharia ele nos conta um pouco sobre os diferenciais da empresa, a metodologia usada, os resultados, aumento de competitividade e sobre mitigar os impactos ambientais.

No setor industrial a engenharia de processos é um dos elementos mais importantes para aumentar a competitividade de um segmento, porque ela afeta toda a cadeia de produção, desde os custos produtivos, passando pelos insumos de matéria-prima e energia, até os impactos ambientais que aquele processo gera.

“Entender a fundo o processo produtivo de um cliente é a característica mais importante de um parceiro que presta serviços na área de engenharia. A Legasys se diferencia no seu mercado exatamente por prezar a busca incessante do conhecimento dos processos dos seus clientes industriais”.

Com um time de especialistas proveniente das melhores universidades do Brasil, e com grande vivência no campo prático, a Legasys adota métodos de trabalho absolutamente inovadores, e utiliza ferramentas computacionais poderosas para entender, modelar e simular cenários de melhoria, que permitem ao cliente implantar ações no curto prazo para solucionar uma ampla gama de problemas nos seus processos.

“Por essa razão, a Legasys orgulha-se de ser reconhecida por seus clientes como um grande parceiro na busca por maior competitividade”.

Por um período de 5 anos, a Legasys desenvolveu, ajustou e consolidou um método de trabalho na grande indústria, o Legasys Way, que se baseia no tripé: metodologia, conhecimento e ferramentas computacionais. E podem ser divididos em 3 modalidades Advanced, Focus e Solutions.

“Dependendo da necessidade do nosso cliente, a Legasys indica a melhor forma de atuação com objetivo de otimizar processos e implantar melhorias. Temos solução ampla, focada nos desafios de médio e longo prazos do cliente, com atuação em diversos processos de uma unidade industrial. Solução de amplitude específica voltada à melhoria contínua de um determinado processo. E solução que aplica técnicas de engenharia sofisticadas para problemas específicos, voltada para soluções de curto prazo”.

Com uma entrega de resultados mais rápida que seus concorrentes, em função da sua capacidade de simular cenários concretos de melhoria e implantar ações que não dependem de investimento de capital, a Legasys vem se destacando no mercado de engenharia de processos industriais.

Paulo Miotto – Diretor Legasys Engenharia

“Algumas ações consideramos prioritárias para o aumento da competitividade operacional da grande indústria. Hoje uma grande parte das ações de melhoria se fundamenta no modelo empírico, testando em campo e verificando os resultados. Isso torna o processo de melhoria mais lento. Já o modelo da Legasys se concentra na modelagem fenomenológica dos processos, com recursos computacionais de última geração, aumentando tanto a precisão quanto a velocidade das ações”.

Atuando nos mais diversos segmentos, a equipe da Legasys tem operado com grande intensidade no campo da mineração, face aos desafios ambientais impostos a este setor, e tem um case de grande sucesso na gestão hídrica de uma unidade de mineração e refino de alumina.

Também têm obtido resultados diferenciados no campo siderúrgico, ajudando uma grande corporação a reduzir o custo com carvão ao propor uma solução inovadora que permitiu aumentar o mix de carvão de alto enxofre em sua matriz energética, sempre colocando o meio ambiente em primeiro lugar.

“Recentemente o corpo técnico da Legasys atuou em uma ampla iniciativa que tem permitido uma siderúrgica reduzir seus gastos com insumos energéticos em mais de 40 milhões de reais, com otimização em diversos processos industriais, incluindo alto-forno, aciaria, laminação a quente e a frio, sistema de vapor, cogeração, além de água e efluentes”.

O segmento petroquímico é um dos mais importantes da economia brasileira. O consumo de insumos como gás natural, nafta de petróleo e energia elétrica torna o segmento uma grande oportunidade de desenvolvimento para o ramo da engenharia.

“Nossa equipe atuou em mais de 10 plantas industriais dessa cadeia produtiva, passando pelos polos petroquímicos de Camaçari, na Bahia, Triunfo no Rio Grande do Sul, Duque de Caixas no Rio de Janeiro, e, o polo do ABC e Cubatão, em São Paulo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *