Simuladores e Otimizadores

As modelagens computacionais de processos industriais permitem a simulação de otimizações nos processos, sendo esta resposta obtida sem a necessidade de distúrbios reais na operação destes. As modelagens podem ser realizadas a partir de equações que descrevam o processo, de modo fenomenológico, ou a partir da obtenção das relações entre as variáveis do sistema por meio de seus dados, o que é descrito como um modelo de machine learning. Para a construção destes modelos, nosso corpo de profissionais utilizam diversos softwares e métodos estatísiticos amplamente aplicados no meio industrial, abrangendo desde as áreas de processos, de fluidodinâmica e os utilizados para técnicas de Inteligência Artificial.

 

O simulador de processos Aspen Plus™ é capaz de resolver grande parte dos problemas operacionais que surgem durante a operação de uma planta química. Dentre as possibilidades de resolução contidas no Aspen Plus, destacam-se os cálculos rigorosos de projeto para novos equipamentos, incluindo avaliação econômica, análise de sensibilidade em unidades de processo e a otimização de variáveis operacionais. Todas estas avaliações são possíveis mediante a aplicação rigorosa das equações de conservação de massa e energia, dos equilíbrios químicos e de fases, da cinética de reações, além de um amplo banco de dados contendo propriedades físico-químicas dos componentes mais importantes para a indústria.

O Python é uma linguagem de alto nível interpretada, orientada ao objeto e funcional, a qual combina sua sintaxe concisa e clara com os recursos de sua biblioteca e com módulos e frameworks desenvolvidos. Por ser uma linguagem open source, o usuário tem acesso ao código fonte das ferramentas que o compõem, e os softwares desenvolvidos nesta linguagem não possuem custo de licença sobre seu uso. Por conta de suas características, essa é uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo.