Caldeira de Recuperação do processo kraft

As caldeiras de recuperação do processo produtivo de celulose têm papel central no ciclo de recuperação dos reagentes utilizados na etapa de deslignificação da madeira (digestão), bem como na produção de vapor a partir da combustão do licor preto.

Nesse sentido, o principal desafio presente na operação de caldeiras deste tipo é determinar as condições operacionais que permitam maximizar a eficiência de queima, aliada a um aumento na produção de vapor. Essa não é uma tarefa fácil, considerando a complexidade dos fenômenos e reações que ocorrem em processos assim, como secagem, combustão, pirólise e gaseificação.

A partir do trabalho em equipe do time Legasys, junto à engenharia e à operação deste cliente do segmento de papel e celulose, foi desenvolvida uma modelagem em Aspen Plus focada na avaliação das condições necessárias para alterar o perfil de temperatura da fornalha e, consequentemente, aumentar a produção de vapor. Além da avaliação dos novos cenários operacionais, também foi feito um estudo fluidodinâmico do equipamento, tornando possível entender o impacto que a manipulação das vazões de ar primário e secundário exerceriam ao longo da caldeira.

Como resultado, definimos condições que proporcionaram o aumento da geração de vapor entre 25.000 e 76.000 ton/ano, o que representou uma economia anual de R$2,1 a 6,3 milhões.

Confira mais cases desenvolvidos para a indústria acompanhando o nosso Linkedin! Para conversar com o nosso time sobre as necessidades das suas operações, entre em contato conosco pelo telefone: (83) 99691 5829 ou através do e-mail: contato@legasys.eng.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *