O clínquer é a matéria-prima utilizada na produção de cimento. Uma das etapas do processo de clinquerização consiste no resfriamento do produto retirado do forno rotativo, permitindo que a energia térmica possa ser aproveitada para a realização de integrações térmicas com o ar de combustão, por exemplo.
De forma geral, um dos desafios enfrentados nessa etapa é a recirculação excessiva de material para dentro do forno, devido à dificuldade em realizar o melhor ajuste no fluxo de ar. Esse problema, por sua vez, pode causar instabilidades operacionais no forno e prejudicar a troca térmica entre o clínquer e o ar.
Neste case, através do uso de ferramentas avançadas de Fluidodinâmica Computacional, a Legasys desenvolveu uma modelagem fluidodinâmica focada em determinar a dinâmica do escoamento do clínquer e do ar, o que permitiu entender como o fluxo de ar impactava a recirculação de material e, consequentemente, propor ajustes nos parâmetros operacionais do processo.
O resultado dessa solução proporcionou a estabilização da operação do forno de clinquerização, além de garantir a redução indireta do consumo de moinha de carvão em 280 t/ano, graças aos ajustes no pré-aquecimento do ar de combustão, representando uma economia anual de R$ 100 mil.
Para saber como aplicar a metodologia Legasys na resolução e otimização das suas operações, entre em contato com a nossa equipe pelo telefone: (83) 99691 5829 ou através do e-mail: contato@legasys.eng.br.